Monday, April 09, 2007

Temperaturas negativas no termómetro

A final do Festival Termómetro 2007 teve um desfecho, quanto a mim, que deixou muito a desejar. Os participantes foram: Fábrica de Sonhos, The Cynicals, Lost Michi, Zuul Nation e Musgo.

Fábrica de Sonhos venceu o concurso e é aqui que as temperaturas descem...

Esta banda tinha cerca de 10 elementos em palco, e caracterizou-se por nos apresentar uma mistela confusa de sons, raramente melódicos. A música onde melhor estiveram foi a versão de Ghost Busters e de resto, limitaram-se a imitações muito rascas da música de Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra.

Ouviram-se comentários na plateia quando a Fábrica de Sonhos começou aquela que, para todos (talvez com excepção dos "fans" que ninguém me tira da cabeça que se constituíam pelos namorados e namoradas respectivos dos elementos da banda - o que perfaz já um número considerável), foi a 4.ª música da actuação (quando no regulamento indicava que a actuação consistia de apenas 3 músicas).

Enfim, para além do desrespeito pelas regras do concurso, só mesmo o júri e os amigos tiveram paciência para os aturar...


Subindo agora a temperatura, deixo alguns momentos da actuação de Lost Michi que, como sempre, prima pela originalidade, qualidade e beleza.








G.

16 comments:

Anonymous said...

Bem pelo que ouvi no myspace e pelo que tu e a tua mana relataram realmente foi uma injustiça.
beijinhos

Anonymous said...

nesses comentarios acerca da fabrica de sonhos nota-se mesmo que nao provem de uma analise clara mas de sim de fustracao. o que escreves te sao um conjunto de barbaridades e mentiras.

Anonymous said...

Lamento "anonymous" mas o que escrevi foram tão-somente os factos e a minha opinião.

Uma dica: para a próxima identifica-te.

Anonymous said...

Como eu votaria:

1º The cynicals
2º Lost michi
3º Fabrica de sonhos
4º Musgo
5º Zuul nation

A minha opinião (com o disclamer previo de que 1) não percebo muito do assunto e 2) a unica banda de que conheço elementos são os lost michi)
Por ordem de entrada em cena:
Fabrica de sonhos- boas vibrações, um ambiente de festa. Achei que lhes faltava um bocado de coerencia musical (às vezes parecia que estava cada um a tocar para seu lado) e dar o salto para um patamar superior. Gostei do violino mas em geral pareceu-me muita parra e pouca uva. É provavel que façam sucesso nos festivais deste Verão e na Festa do Avante. Que aquela 1ª musica pareceu a colagem de duas, lá isso pareceu...
The cynicals- excelentes. Uma presença fantastica do vocalista, letras que pareceram interessantes e uma musica que fica no ouvido. Se eu percebesse alguma coisa disto diria que vão longe. A cena musical de Coimbra volta a surpreender-me.
Lost Michi- uma voz fantastica, músicas cativantes e muita coragem para ir tocar musica minimalista para aquele palco. Achei que o nervosismos nunca os deixou soltarem-se e que se notou que ainda estão "verdes".
Zuul nation- os meus amigos que percebem de musica acharam-nos os/dos melhores. Confesso que não percebo porquê.
Musgo- musica certinha (na altura até gostei) mas sem um golpe de asa. No dia seguinte já não me conseguia lembrar de nada do que tocaram.
E são estes os comentários de quem nunca conseguirá tocar os "parabens a você" numa guitarra.

Anonymous said...

Uma simples apreciação a esta critica.
a meu ver denoto que nem sequer estiveste lá!
três simples justificativas:
1- referencia errada do número de elementos da banda
2- número de músicas tocadas, foram simplesmente trÊs,talvez o teu erro crasso possa ser diminuido devido ao facto de não conheceres a composição musical apresentada.
3- se queremos ser verdadeiramente profissionais nas críticas que se fazem,primeiro devemos estar totalmente isentos de emoções, sentimentos ou até frustações sobre o qual se comenta, e sobretudo bem informados
para finalizar expresso a minha simples opinião de apreciadora de música, quanto à Fábrica de Sonhos, espalharam a alegria!

Anonymous said...

Vamos lá acrescentar algumas coisas. A Fábrica de Sonhos ganhou porque, de facto, foi a melhor.
Um projecto honesto, contagiante e completamente inovador... Viu-os na eliminatória no B Flat, não tive dúvidas em relação à sua qualidadeão: o júri também não teve: 5 primeiros lugares! Unanimidade. Contagiantes o suficiente para me levarem ao Sá da Bandeira. Tenho idade suficiente e sou suficientemente letrada (musicalmente também)para perceber a diferença entre uma banda e uma brincadeira de adolescentes. A Fábrica de Sonhos era a única vencedora possível. Ainda assim, concordo que os Lost Michi mereciam um lugar no pódio, mas não o primeiro.
Continuem! "O único lugar onde sucesso aparece antes trabalho é no dicionário"

Anonymous said...

Joana, é óbvio que lá estive! E posso responder às tuas justificativas:
1) Eu disse CERCA de 10 elementos;
2) De facto eu não conhecia a "composição musical", mas a dúvida sobre as 3/4 músicas não foi só minha, como podes ver pelo comentário anterior ao teu e, já agora, podes também consultar: http://neatandpolite.blogspot.com/ Para além destas opiniões escritas, ouvi também pessoas ao meu lado a comentar o mesmo;
3)Não é meu objectivo ser "profissional" das críticas, faço-o como hobby. Em relação a possíveis "frustrações", devo esclarecer que apesar de ter lost michi no coração, achei que não mereceram o primeiro lugar. Para mim, os The Cynicals foram, sem dúvida, os melhores. Nunca me passou pela cabeça que a Fabrica de Sonhos levasse o primeiro lugar. Espalhar alegria não é propriamente o critério mais idóneo para avaliar uma banda.

Joana, Fábrica de Sonhos à parte, obrigada por visitares o meu blog e boa sorte para a vossa banda.

musica concreta said...

Lígia, obrigada por visitares o meu blog. Aparece porque é na troca de ideias que crescemos

Anonymous said...

Originalidade nao é sinónimo de qualidade, nunca o foi nem nunca o será. Lost michi é original, mas nao tem qualidade. É pena, mas nao tem. A nível musical nota-se que os dois elementos sao músicos verdinhos. A guitarrista é bastante limitada, o outro elemento, duvido que tenha qualquer espécie de conhecimento musical a não ser algum conhecimento de informática banal, que qualquer pessoa com alguns trocos para gastar em maquinaria consegue igualar. A nível cénico gostei, estiveram bem.
Quanto aos Fabrica de Sonhos, nota-se conhecimento musical de base, trabalho, versatilidade e sobretudo QUALIDADE. Ganharam bem e quase aposto como vão ter um futuro interessante no panorama musical português. Ja tive várias bandas, umas melhores outras piores e já consigo avaliar o que é bom do que é mediocre.

Anonymous said...

Adoro contradições. Acho magnífico quando dizes que a banda que ganhou o termómetro é uma imitaçao de Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra. Recordo-te que os Blind zero que tu defendes no teu blog, começaram um concerto a dizer " Boa noite, nós somos os pearl jam".
Nao acredito na originalidade. Nao existe. Tudo é produto de vivências, tudo. Quem disser o contrário mente.
Nao quero ser rude, mas cheira-me a mau perder, a dor de cotovelo.

musica concreta said...

Armindo: relembro o que o Miguel Guedes disse quando apresentou a banda Fábrica de Sonhos. Foi qualquer coisa como que tinha bastado um fim de semana numa terriola (que não me recordo) para formar a banda e fazer umas músicas. Não foi exactamente assim que ele disse, mas a ideia era esta.

Pois bem, eu subscrevo e assino por baixo. De facto, uma banda que se forma num fim de semana pode com toda a certeza apresentar muito “trabalho”, tal como referes no teu post (“na Fabrica de sonhos nota-se trabalho”). Sim, de facto notou-se trabalho individual mas como um todo, não é harmonioso. Cada um toca pra seu lado. Opiniões são opiniões e não é meu objectivo desanimar-vos. Nós precisamos de bandas e de música em Portugal. Espero que tenham sucesso mas também espero que melhorem bastante, tal como farão os Lost Michi.


Fã de blind zero: já aqui disse (mas posso repetir) que não achei que Lost Michi merecesse o primeiro lugar e como tal, vamos lá deixar as frustrações, o mau perder e a dor de cotovelo de parte. É sempre bom ter esse argumento para fazer valer a nossa argumentação... mas neste caso não cola.

Critico sim a escolha do juri e estou convicta que os vencedores deviam ter sido os The Cynicals porque quanto a mim, foram os melhores. Para mim, Fábrica de Sonhos estaria em 4.º lugar.

luisa said...

fabrica de sonhos completamente inovador? Não devemos estar a falar da mesma banda. a não ser que seja o nome da banda, que, esse sim, é farto em originalidade. imagina que o google só encontra cerca de 30,000 resultados. e sim, com as aspas.
e se aquela primeira música não são duas, então devia ser. não existiu qualquer tipo de relação entre as duas partes. podem alegar que não é preciso que haja, mas continuo a achar que se tratou da tal "frustração" (palavra muito querida por estes lados) dos fábrica de sonhos por só poderem tocar 3 musicas.
estão-se a esquecer do resto da frase do regulamento: "num máximo de 20 minutos". eles tocaram mais de meia hora, e acho que a organização só se descridibiliza ao premiar a única banda que não cumpriu o regulamento.

Quanto ao serem "os melhores", apesar de me ser difícil perceber porquê, respeito.

Na eliminatória, dependendo dos concorrentes, se calhar até eu votaria neles.

E quando os blind zero dizem que são os Pearl Jam, podem não querer dizer que os imitam. essa afirmação pode ser lida de milhares de modos diferentes. o lado irónico, por exemplo, que me parece o mais lógico, nesse contexto.

Armindo: os lost michi são o mais verdinhos que possa haver: a participação no termómetro foi simplesmente o primeiro passo deles como banda! duas das musicas que lá tocaram foram ensaiadas pela primeira vez nessa semana! e é por isso que acho e espero que vão longe.

E desejo a mesma sorte aos Fábrica de Sonhos, ainda que não concorde com a decisão. Desejo mesmo.

luisa said...

...por falar nisso, fans de Fábrica de Sonhos, alguém me arranja um contacto (de preferencia e-mail) de alguém da banda? thanx

Anonymous said...

Concordo com a opinião da música concreta (mas não quero criar guerrinhas!).
Achei a actuação dos Fábrica de Sonhos um abuso na duração em comparação às outras bandas. Nem estava a par da questão do regulamento aqui falada, mas de facto, concordo com a luisa, não podemos premiar atitudes que claramente desrespeitam as "normas do jogo", afectando assim a igualdade de circunstâncias implícitas num concurso como este.
E eu até do concerto deles.

Anonymous said...

It isn't hard at all to start making money online in the undercover world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat cpa methods[/URL], You are far from alone if you haven’t heard of it before. Blackhat marketing uses alternative or misunderstood ways to produce an income online.

Anonymous said...

[url=http://www.23planet.com]Online casinos[/url], also known as requisite casinos or Internet casinos, are online versions of routine ("chunk and mortar") casinos. Online casinos come into someone be experiencing gamblers to extemporize and wager on casino games fully the Internet.
Online casinos typically gourmandize return on the supermarket odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos behest on higher payback percentages with a censure major labour withdraw games, and some break the expos‚ about payout congruity audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unspecific totality a relate up generator, note games like blackjack be blessed an established congress edge. The payout holding after these games are established on the rules of the game.
Uncountable online casinos countenance into societal notice or fight their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Intercontinental Ploy Technology and CryptoLogic Inc.