Sunday, April 15, 2007

As maninhas... estiveram bem!

Foi ontem que as manas CocoRosie estiveram na Aula Magna.

Na primeira parte tivemos TEZ, um jovem francês, especialista em, apenas com as cordas vocais, fazer todo o tipo de percussões e até cantar simultaneamente à percurssão associada à musica. É qualquer coisa que eu não consigo explicar porque só mesmo vendo...



Como disse, não havia qualquer acompanhamento musical enquanto TEZ canta "Kiss" de Prince, como devem ter reparado.

E foi este mesmo TEZ que esteve também a fazer a "percussão" e outros sons afins, no concerto das irmãs Bianca e Sierra, juntamente com um pianista/sintetizadores e um baixista.


Quando me apercebi que CocoRosie vinha apresentar o último album "The adventures of ghosthorse and stillborn", lançado muito recentemente, fiquei expectante. Na verdade, quando comprei o bilhete (há muitos meses atrás), não sabia que iria haver um terceiro album e como tal, apenas conhecia os dois primeiros.

No entanto, fiquei surpreendentemente cativada com os novos temas. Criaram logo uma grande empatia e a vontade de comprar o novo albúm disparou (não fosse não ter dinheiro à saída do concerto, já cá cantava!).

Também os temas já conhecidos estiveram muito bem. Diria mesmo que alguns deles conseguiram superar as versões dos albúns, impressão que raramente tenho quando vou a concertos.

Bianca tem uma voz doce que faz lembrar Bjork e Sierra, com uma voz potentíssima, mas num registo mais clássico, fazem uma dupla que considero inovadora. Bianca é pouco expansiva e reservada e Sierra é extroverida, dança, pula e vibra visivelmente com as músicas.


Assim, fica uma nota muito positiva para as CocoRosie e o desejo que continuem nesta linha!

Não consegui aqui trazer a "by your side" por ser demasiado pesada e que esteve verdadeiramente espectacular, mas fica um bocadinho do tema "terrible angels".




G.

Monday, April 09, 2007

Temperaturas negativas no termómetro

A final do Festival Termómetro 2007 teve um desfecho, quanto a mim, que deixou muito a desejar. Os participantes foram: Fábrica de Sonhos, The Cynicals, Lost Michi, Zuul Nation e Musgo.

Fábrica de Sonhos venceu o concurso e é aqui que as temperaturas descem...

Esta banda tinha cerca de 10 elementos em palco, e caracterizou-se por nos apresentar uma mistela confusa de sons, raramente melódicos. A música onde melhor estiveram foi a versão de Ghost Busters e de resto, limitaram-se a imitações muito rascas da música de Emir Kusturica and the No Smoking Orchestra.

Ouviram-se comentários na plateia quando a Fábrica de Sonhos começou aquela que, para todos (talvez com excepção dos "fans" que ninguém me tira da cabeça que se constituíam pelos namorados e namoradas respectivos dos elementos da banda - o que perfaz já um número considerável), foi a 4.ª música da actuação (quando no regulamento indicava que a actuação consistia de apenas 3 músicas).

Enfim, para além do desrespeito pelas regras do concurso, só mesmo o júri e os amigos tiveram paciência para os aturar...


Subindo agora a temperatura, deixo alguns momentos da actuação de Lost Michi que, como sempre, prima pela originalidade, qualidade e beleza.








G.